Do outro lado do mundo

É mais difícil do que eu esperava. Ainda me parece estar perpetuamente numa ponte aérea, sem estar em lado nenhum. Deixar Portugal foi das coisas mais difíceis que já fiz na vida. A mais difícil, talvez. A parte de perseguir um sonho em que não pensamos é o céu que deixamos para trás. A familiaridade da terra onde nascemos é subvalorizada até não a termos mais. Antes de vir, um amigo disse-me: “vai ser terrível no início. Vais querer desistir. Mas não o faças. Aguenta, depois fica melhor.” Não percebi inteiramente o que ele disse até dar o salto.

IMG_1144

Pensei que teria saudades muito depois de chegar, quando a euforia da mudança acabasse. Pensei que o difícil era o acumular dos meses sem a família, os amigos, as noites de copos, os jantares no indiano, o conforto de saber que estão já ali. Mas não: o difícil é saber, de imediato, que estamos no outro lado do mundo e deixámos tudo para trás. Que o cão não nos vê mais, e não sabe porque o deixámos. Que ao Domingo não há almoço de família. Que à segunda não há Body Combat no ginásio. Que ao Sábado não há Starbucks com a melhor amiga, e que não veremos o filho dela crescer. Que a segurança que andámos anos a construir desapareceu, para dar lugar à aventura, ao desconhecido. Disse aos meus pais que não tenho idade para ter medo. Mas ainda tenho idade para chorar.

3 thoughts on “Do outro lado do mundo

  1. Não estou “no outro lado do mundo” mas estou fora de Portugal e não podia estar mais de acordo. O que custa não é estar fora há muito tempo, o que custa é estar fora mal nos mudamos.
    Mas também não é menos verdade que melhora. Hoje em dia sinto as saudades naturais da minha terra, da minha gente e da minha segurança mas, em contrapartida, sinto-me em casa no meu novo país. Por motivos diferentes deixamos Portugal para trás mas acabamos sempre por o ter connosco…

Leave a Reply

