Mulher

Estava na primeira aula de um curso de quatro meses na Católica, naquele Sábado de há seis anos. O telemóvel vibrou: mensagem. “Feliz Dia da Mulher. Quero que saibas que para mim serás sempre a Mulher mais importante, este é teu dia. Tu és a Mulher.” Não respondi logo. Tínhamos acabado há semanas. Não sabia o que fazer com os sentimentos de culpa e saudade, mas sabia que não podia voltar atrás. Para ele, eu era tudo. Eu era a Mulher, que continha em mim todas as mulheres do mundo. Disse-me que nunca me esqueceria; mentiu. Não podia saber que mentia. Mas aquela mensagem não a esqueci mais. Eu fui essa Mulher para ele. Apesar de tudo o que se seguiu, sinto-me grata por isso.

Nunca foi tão fácil ser mulher no mundo, e ainda assim há tanto por conquistar. Recordo-me do perigo que senti no Egipto, quando um homem avançou para mim com a mão levantada gritando palavras que eu não compreendia, enquanto eu respondia “I’m sorry, I don’t understand!”. Ele recuou e afastou-se, percebendo que eu era estrangeira. Dois homens diferentes voltaram a gritar comigo da mesma forma mais tarde. Quando contei o sucedido, explicaram-me que eu parecia ser dali, e era inadmissível andar com o cabelo destapado e roupas ocidentais. Provavelmente estavam a ameaçar-me. Nesse dia, vi uma mulher entrar de burka na piscina do hotel. Partículas de sujidade espalharam-se pela água, e quem lá estava dentro saiu. Estavam 45 graus, um calor insuportável, e todas as mulheres andavam tapadas dos pés à cabeça. Sabia que era assim, mas vê-lo à minha frente tornou-o ainda mais chocante. Mais ainda que ver as montras das lojas à minha volta, cheias de lingerie arrojada e vestidos curtos. “Quem é que compra isto”, perguntei. “Elas”, responderam-me, “para usarem com os maridos dentro de casa.” A lady in the streets but a freak in the bed. Submissão. 

Não é que mulheres e homens devam ser iguais, porque isso é uma impossibilidade fisiológica. É que nenhum deva ser superior.

Leave a Reply

